Quatro Alimentos Essenciais Para Baixar O Colesterol – Parte 2

11 de abril de 2012 por Rita Sousa

Alimentos Essenciais Para Baixar O Colesterol

Num artigo anterior vimos seis alimentos essências, que contribui na prevenção e na redução do mau colesterol, estes alimentos são: abacate, azeite, alcachofra, alho, arroz integral e a cebola.

 

Maçã – A maçã é rica em nutrientes como vitaminas B3, C, E, K, betacaroteno, biotina, folato, cálcio, cromo, ferro, fosforo, magnésio, manganês e zinco.

Benefícios – As maçãs contêm também uma fibra solúvel a pectina, que reduz o mau colesterol e ainda regula a função digestiva. Por outro lado, a maçã é rica em antioxidantes, os flavonóides que evitam que o sangue se torne espesso com o colesterol e se formem coágulos. Uma outra substancia interessante da maçã é a metionina, um aminoácido essencial que ajuda o fígado a processar as gorduras.

Resumo – Uma simples maçã por dia pode ajudar a manter e melhorar os níveis da taxa do colesterol devido a sua riqueza em pectina, esta por sua vez dificulta a absorção das gorduras e da glicose. Mas lembre-se que grande quantidade de pectina esta na casca da maçã – portante é importante consumi-la com a casca.

Romã - É uma fruto rica em nutrientes essenciais como cálcio, cobre, ferro, fosforo, magnésio, potássio, selénio, zinco e vitaminas B3, B5, B6, C, E, betacaroteno, biotina, e fibra.

Benefícios  - Um dos benefícios da romã é de mantém um coração saudável. Quanto à doença  cardíaca, a romã não só reduz a tensão arterial alta como ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), associado a ataques cardíacos e tromboses. Rico em vitamina C e potássio ambos potenciadores dos benefícios que já favorece ao coração.

Resumo - A romã oferece muitos benefícios à saúde. Por ser rica em antioxidantes evitam vários tipos de câncer e ainda protege o corpo de radicais livres. Segundo os estudos, um copo de sumo de romã contém quase o triplo de antioxidantes do que a mesma quantidade de vinho tinto, chá verde ou suco de laranja.

Toranja ou Grapefruit – Se trata de um cittino muito especial, é rico em vitaminas A, B3, B5, C, E, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo, iodo, magnésio, potássio e fibra

Benefícios  –  Estudos mostraram que a toranja ajuda a baixar o colesterol, isto porque a toranja contém pectina  componente este que contribui na redução do mau colesterol, também ela é muito utilizada em dietas de emagrecimentos, pois seus baixos índices de glicemia  ajudam o organismo a queimar gordura.

Resumo – Este citrino de sabor forte pode ajudar a reduzir o peso, auxilia no bom funcionamento dos intestino e protegendo a saúde cardíaca.

Peixe Azul (Cavala, salmão, sardinha…) – São os mais ricos em ómega-3. Estes peixes são ricos em minerais pode ser até 25 vezes superior ao de qualquer outro alimento de origem animal. Contém vitaminas lipossolúveis (quer dizer dissolvem-se em gordura), necessárias para manter os fortes (vitamina D), formar células (vitamina A(, além de poderosos efeitos antioxidantes (vitamina E); e contém vitaminas hidrossolúveis (quer dizer dissolvem-se em água), estas são vitais para conservar os sistema nervoso (vitamina B) e prevenir o envelhecimento de todos os órgãos do corpo (vitamina C).

Benefícios – Descobertas sobre as qualidades positivas das gorduras contida nos peixes – os ómega-3,convertendo os alimentos mais saudáveis para a saúde. Este ácido gordo contribui para controlar o nível de colesterol e previne as afecções cardíacas. Mas, além disso, o ácido ómega-3 atua contra os problemas de pele e as doenças articulares. As espécies mais ricas em ácido são arenque, cavala e especialmente o salmão.

Resumo –  É aconselhado ingerir pelo menos duas a três porção de peixes por semana para ajudar eliminar o LDL (mau colesterol), mas é  importante consumir de forma assado, grelhado, cozido a vapor ou no forno.

Observações:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas com caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.

Fonte de Pesquisa:

101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida – David Grotto
Sumos Milagrosos – Charmaine Yabsley e Amanda Cross
Top 100 Alimentos Que Curam - Paula Bartimeus
Guia Dos Alimentos Vegetais - Jean-Claude Rodet 


 



Deixe um comentário: