Benefícios da Fruta-de-Conde

27 de setembro de 2011 por Rita Sousa

Fruta-do-Conde (Pinha)

Ata_Sugar-apple_Pinha_Fruta_do_conde

A fruta-de-conde pertence a das Anonáceas.  A graviola também pertence a esta familia, não é de admirar a suas semelhança desta duas frutas. A fruta-de-conte é produzida da arvore chamada ateira, e sua origem é das Antilhas, foi  aclimatada muito bem no Brasil. Essa fruta em algumas regiões é conhecida como pinha, condessa e no Nordeste leva o nome de ata.

Porque Razão Devo Comer Fruta-de-conde ou pinha?

A fruta-de-conde ou pinha é rica em vitaminas do complexo B como a B1, B2, B3 e vitamina C (Ácido ascórbico) e alguns dos mais importantes minerais como o cálcio, ferro e  fosforo. E ainda ajuda no combate a desnutrição, anemia, espasmos, colite cronica, caspa  um poderoso fortificante do estômago e intestino. Da pinha ou fruta-do-conde podemos tirar proveito de quase tudo, sendo importante o uso das folhas, fruta  bem como a casca e as sementes.

Fruta - A fruta é recomendada às pessoas anémicas e desnutridas.

Folhas - As folhas pode ser feito chás, é usado para acalmar espasmos e cãibras

Cascas – As casca ou decocção é indicado para combater a colite cronica, e serve como fortificante para o estômago e intestino.

Sementes – As sementes soltam o intestino e produzem vómitos. As sementes também serve para combater caspa. Elas também é usada para fazer bijutarias e por sinal ficam bonitas.

Resumo Para o Uso Terapêutico  

Anemia – Embora a pinha não seja muito rica em ferro, mesmo assim tem vantagens nas dietas de anémicos juntamente com outros alimentos rico e ferro, dada sua riqueza em vitamina C.

Cãibras, Convulsões, Espasmos – Cha das folhas. Tomar varias vezes ao dia.

Caspa – Aplique no couro cabeludo o macerado das sementes misturado com alccol.

Colite – Decocto das folhas, fruta verde e casca. Tomar varias vezes ao dia.

Debilidade geral, Desnutrição – Recomenda-se inclui a fruta-de-conde na dieta.

Estômago, Intestino – Para fortalecer é necessário tomar varias xícaras (chávenas) ao dia do chá das folhas da fruta-de-conde.

Vómitos - Para provocar vómito  usa as semente moídas e misturada com suco de limão.

Observações:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas com caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.

Fonte de Pesquisa:

As frutas na Medicina Natural. A Balbach – D Boarim

 

 

 

 



Deixe um comentário: