Alimentos indicados para diabéticos

11 Flares 11 Flares ×

Alimentos indicados para diabéticos

A diabetes é a produção deficiente de insulina no organismo. A insulina é a substância que converte açúcar em energia.  Ou seja se o corpo não consegue transformar a glicose em energia, esse açúcar fica acumulado no sangue, o que favorece a concentração de gorduras nas parede das artérias. Existe vários problemas relacionados, a diabetes afeta o coração, esta doença pode comprometer a saúde de gestantes, a boca, a pele, os pés, olhos e os rins.

Alimentação:

Alimentação tem um papel fundamental nos caso de diabetes, é importante saber o que comer e o que não comer. Aposte nos alimentos como: aveia, arroz integral, cevada e trigo-sarraceno.

Aveia – A aveia é rica em nutrientes como vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, E, K, biotina, folato, cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio, zinco, fibra, proteína e hidratos de carbono.

Benéficos – A principal característica da aveia é um composto de fibra solúvel, chamado de beta-glucano (um tipo de açúcar que pode diminuir a quantidade de glicose na corrente sanguínea). Esta composição faz dela um alimento benéfico para quem sofra de desequilíbrios de açúcar no sangue. A aveia fortalece também o sistema imunitário e reduz o LDL (colesterol ruim). A aveia contém ainda compostos antioxidantes que evitam os danos causados pelos radicais livres, proporcionando proteção contra o câncer e doenças cardíacas.

Cevada – A cevada é uma fonte de nutrientes essenciais para uma boa saúde, como vitaminas do complexo B, vitamina E e K, betacaroteno, folato, bem como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganés, potássio, zinco, fibra, proteína e hidrato de carbono.

Benefícios –  A cevada é uma excelente fonte de hidratos de carbono de libertação lenta, além disso a cevada ajuda estabelecer os níveis de açúcar no sangue, evitando assim quebras súbitas de energia e a necessidade de açúcar. Por ser rica em vitamina do complexo B, aumentam a energia e combatem o stress, e num composto de fibra solúvel, o beta-glucano, que baixa os níveis de colesterol.

Arroz Integral – O arroz integral contém nutrientes importantes, como a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B9(ácido folico), ferro, fosforo, magnésio, potássio, fibras, proteínas, antioxidantes. O arroz integral tem camadas da semente,os quais são; farelo, gérmen que proporciona maior valor do que o arroz branco.

Benefícios – O arroz integral, fornece mais de um quinto de calorias consumidas e é uma das maiorias fontes de alimentos disponíveis. Segundo a filosofia macrobiótica, o arroz integral é o alimento mais equilibrado. Quando consumido regularmente, pode ajudar a melhorar a depressão, provavelmente devido o ser teor de vitamina B e de magnésio, nutrientes estes que acalmam e fortalece o sistema nervoso. Ajuda também a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e constitui um alimento excelente para convalescentes. Opte sempre pelo o arroz integral do que o arroz branco, porque o arroz branco são retirada grande parte das vitaminas do complexo B e seu teor de minerais, bem como toda fibra dietética.

Trigo-Serraceno – É um grão rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, K, folato, cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganés, potássio, selénio, zinco, fibra e proteína.

Benefícios - Este grão de sabor único mistura-se bem com sementes mais macias e é maravilhoso para fortalecer os vasos sanguíneos e equilibra a circulação. Este trigo é indicado para quem tem intolerância ao glúten. O seu principal atributo reside no seu elevado teor de rutina (vitamina P), um composto bioflavonóide que ajuda a fortalecer os vasos capilares. Melhora também problemas circulatórios, como gragilidade capilar e a tensão arterial elevada. O trigo-sarraceno pode também responder à intolerância à glicose, ajudando a equilibrar o nível de açúcar.

Observações:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas com caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.

Fonte de Pesquisa:
O Poder Curativo dos Alimentos -
 Michael T. Murray
Top 100 alimentos que curam – Paula Bartimeus
 101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida – David Grotto
Guia Dos Alimentos Vegetais – Jean-Claude Rodet

2 comentários sobre “Alimentos indicados para diabéticos

  1. wanderley

    Rita
    Já mais deixarei de visitar diariamente este site, achei interessante,
    Abço, criadores site.
    wanderley

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

11 Flares Twitter 0 Facebook 8 Google+ 3 Pin It Share 0 LinkedIn 0 11 Flares ×