O que é Artrose?

14.7K Flares 14.7K Flares ×

joelho com a cartilhagem normal joelho com a cartilhagem gasta

Artrose

A artrose é uma doença que caracteriza-se pela redução progressiva da espessura da cartilagem, que reveste as extremidades ósseas as quais formam as grandes articulações. Devido a vários problemas estas cartilagens degenera-se fazendo os ossos  a roçarem entre si, provocando muitas dores, deformações articular e limitando os movimentos.

Quais as regiões mais afetada pela artrose?

As regiões mais afetada pelas artrose são: Pescoço, ombros, cotovelos, mãos dedos,  quadril, joelhos e tornozelos.

Pescoço - Nesta área do pescoço os sintomas são muitas dores e irritações nos braços. Também pode provocar dormência nos braços e nas mãos, devido a compressão nos nervos no pescoço. E neste local é mais comum nos homens do que nas mulheres.

Ombros e cotovelos - São dores fortes no ombro, limitando os movimentos ao levanta-los para os lados e para frente.

Mãos e dedos – Na articulação da base do polegar é a mais afetada, tornando-se dolorosa e pode aparecer nódulos. Nesta área as mulheres são mais propensa do que nos homens.

Quadril – A artrose no quadril é uma das causas mais comum de invalidez, tanto nos homem como nas mulheres. Este problema começa a  manifestar aos 40 anos. A dor provocada pela artrose no quadril, geralmente é sentida na virilha, nádegas, coxas e descendo para o joelho, limitando os movimentos.

Joelhos – Esta doença afeta, mais mulheres do que os homens, atingindo os dois joelhos. São pessoas com mais de 75 anos que sofre com este problema.

Tornozelos - No tornozelo a artrose resulta de uma lesão, possivelmente causada por uma infecção ou esforço excessivo. Os sintomas são: rigidez, dores e limitação dos movimentos das articulações.

Quais são as causas?

Ainda é desconhecida a forma de como artrose se desenvolve. Mas há vários fatores que podem conduzir o aparecimento desta doença, tais como: Obesidade, Envelhecimento, Hereditário, Hormonios, Esportes e entre outros.

Obesidade - É um fator de grande risco para o desenvolvimento da doença, Também pode atingir os joelhos.

Envelhecimento – A artrose geralmente manifesta-se depois dos 40 anos, onde aumento os efeitos do desgaste das articulações.

Hereditário – Acredita-se que os fatores genéticos desempenha um papel importante, onde esta doença afeta vários membros da mesma família.

Hormonios – Esta  doença é mais comum em mulheres depois da menopausa, onde ocorre uma diminuição  dos níveis  do hormonio de estrogénio.

Esportes – A maioria dos esporte  tem esforços excessivos nas articulações, podendo da origem  artrose. Os jogadores de futebol por exemplo corre o risco desenvolver esta doença.

Quais os sintomas?

  • Acumulo de líquidos nas articulações principalmente nos joelhos
  • Dificuldades nos movimentos
  • Ruídos nas articulações
  • Dor e sensibilidade
  • Falta de firmeza
  • Rigidez no local

Como diagnosticar a artrose, e quais os tratamentos indicados?

O diagnostico desta doença é feito a base dos sintomas dos pacientes, por meio deste sintomas os medicos pode pedi radiografia e ressonacia magnetica. O tratamento pode ser: fisioterapia, exercicios fisicos, antiinflamatorio e analgésicos. Mas todos estes tratamentos tem que ser recomendado por profissional.

3 comentários sobre “O que é Artrose?

  1. ANDRE LUIS

    Estou com desgaste do joelho direito provocado por excesso de peso por um desvio da coluna. O peso se concentra 70% no joelho direito causando este desgaste. Estou fazendo tratamento, medicamentos e fisioterapia.
    Existe algo a mais que possa reconstruir a cartilagem gasta?
    Andre Luis Martins
    São José do Rio Preto – SP

  2. RONI RAMOS

    SOFRIR UM ACIDENTE,FRATUREI O TORNOZELO A TÍBIA E A FÍBULA, MEU PÉ TA SEM MOVIMENTO,TEM POSSIBILIDADE DO MEU PÉ MOVIMENTAR TÔ A 1 ANO E 10 MESES EM TRATAMENTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

14.7K Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 14.7K Pin It Share 0 LinkedIn 0 14.7K Flares ×