Como Alimentaçao pode ajudar as pessoas que sofrem com Artrose?

89 Flares 89 Flares ×

sopa salada peixe

Artrose e a Alimentação

Tempo atrás  alguns médicos diziam que não havia relação entre a alimentação e as doenças reumáticas. Mas com o passar do tempo esta opinião vem mudando, a medida que  inúmeros de estudo baseado nesta relação vem demonstrando, que ter cuidado com alimentação é um dos fatores  mais importante no caso doenças reumáticas.

Como é que a alimentação esta envolvida na artrose?

Primeiro lugar a alimentação pode  afetar nossa saúde e bem-esta. Comer alguns alimentos não adequado provocar dores, rigidez e inchaço. Segundo os alimentos que ingerimos podem desencadear ou agravar os sintomas. Já se sabe há muito tempo que certos alimentos pode provocar gota, e com o passar do tempo, verifica-se que alguns doentes com o problema  reumáticas são alérgicos ou tem intolerância a alguns alimentos, e por eliminar este alimentos os doentes sente-se grande alivio da dor, inchaço e rigidez. Por outro lado constata-se que alguns alimentos pode amenizar os sintomas e ainda prevenido o seu agravamento.

Porque razão ter uma  alimentação saudável?

Quando descobrimos que temos esta doença é importante seguimos uma alimentação saudável, por fazer isto estamos a estimular o sistema imunológico e  fornecendo energia necessário para combater as doenças, inclusive a artrose.  E depois, é manter um peso adequado, principalmente para quem tem problemas nas articulações, o excesso de peso pode provocar um aumento de tensões nas articulações, causando dores nas costas, quadril, joelhos, tornozelos e pés.

Mas como definimos uma alimentação saudável?

Os médicos e nutricionista define como aquela que fornece todos os nutrientes necessários para nosso corpo e também manter um peso adequado. Quando seguimos uma alimentação equilibrada estamos contribuindo para o bem-esta e prevenir doenças. Esta a alimentação deve ser rica em fibras, vegetais, legumes, frutas, verduras e sem  esquecer dos integrais, embora as pessoas que sofre deste problema, (doença reumatóide) devem ter cuidado com a escolha dos alimentos, pois alguns podem ser  nocivos.

Quais os alimentos que devem ser eliminados?

comidaBolosmilho

Produtos de origem animal: Carne de porco, gado, (principalmente os miúdos, fígados, rins) e ovos
Embutidos e os enlatados: De modo geral, principalmente presuntos, fiambre, mortadela e Bacon
Peixes: Mariscos e peixes defumados
Legumes: Batatas, espinafre, espargo e milho-doce
Cereais: Trigo, cevada, centeio e milho
Frutas: Os cítricos e também seus sucos (sumos)
Bebidas: Sucos industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas
Laticínios: Leite de vaca, queijos e manteigas
Óleos e gorduras: Óleo de milho e margarina
Hidratos de carbono refinados: Açúcar e farinha brancas
Outros: Frutos secos, café, chá preto, alimentos com aditivos,  cacau e seus derivados (chocolates)

Quais os alimentos que devem ser consumidos?

leite-de-soja frutas salada
Produtos animal: Ovelha (borrego) peru, colhe e frango
Peixe: Salmão, cavala, sardinha, trutas arenque
Legumes: Abóbora, alcachofra, alface, batata-doce cenoura,aipo, alho-francês, nabo, cebola, alho e couve
Frutas: Ameixa, ameixa-seca, abacaxi, banana, cereja framboesa, maçã, melão, mirtilo, pêra, morango e uva
Sucos  naturais: De frutas e de vegetais
Cereais:Arroz, aveia, lentilhas, sésamos, (gergilim)
Laticínios: Leite, queijo, iogurte, margarina de soja, leite de sésamo, (gergilim) leite de linhaça
Óleos e gorduras: Óleo de linhaça, óleo de girassol e azeite de oliva
Aromáticas e condimentos: Canela, gengibre,
Frutos secos: Amêndoas, noz, tâmaras,
Chás: Chá-verde

Observação: As pessoas que tem este problema de saúde devem em primeiro lugar procurar seu medico, pois eles são os mais capacitado para lhe orientar, as informações acima  previne e auxilia no tratamento.

Fontes de pesquisas:
Reumatismo e Artrite: Patsy Westcott
Guia dos alimentos e Vegetais: Jean-Claude Rodet
O Poder Curativos dos Alimentos: Michael T. Murray
Medicina Alternativa: Carlos N. Spethmann

15 comentários sobre “Como Alimentaçao pode ajudar as pessoas que sofrem com Artrose?

  1. Caissa Cassamo Chemane

    adoro saber eu sofro de gonartrose ha mais de 4 anos peço ajuda na alimentação tenho dificuldades de andar sinto muitas dores nao sei qual é alimentação que devo comer obrigada espero a resposta em breve.

  2. georgina santana gomes

    Hoje quando recebi o diagnóstico de artrose, procurei logo pesquisar e como me proceder diante da situação. Quanto a alimentação também fui pesquisar e encontrei neste site que de maneira de fácil entendimento, linguagem simples para leigos como eu, fiquei muito satisfeita. Quero agradecer por isso.

    Obrigada a equipe.

  3. Vera Lucia de Camargo

    vcs dizem ser proibidos os laticínios: leite
    e embaixo colocam o leite como bom consumir? e agora tomo leite ou paro?
    observo que carne de porco e embutidos ,linguiça, presunto, fazem mal mesmo, quando como tenho mais dores…

    obrigada

  4. Porfira Dasilva

    A minha preocupação maior era com a minha alimentação, tenho Artrose no joelho.
    Depois que li esse artigo, fiquei mais tranquila, pois agora sei como me-alimentar!
    Estava consumindo muito milho e café e outras cozitas a mais.E percebi que o meu joelho começou a doer e inchar.Agora vou seguir essa receita para ver se melhoro logo.Logico que primeiro irei consultar meu médico.

  5. Maria Odete de Lima Santana.

    Queria a mesma resposta da pergunta de Vera Lúcia Camargo. Odete. Fico no aguardo.

  6. Paulo Horácio Cunha

    Gostaria também de saber quais os alimentos que ajudam na melhora da artrose, sinto dores na perna esquerda que, chega a me queimar a canela.

  7. Sonia Maria Baliero

    Tenho tido estes problemas reumáticos.Doia tornozelo joelhos pulso e ossos.A sucupira branca em gotas comprada no mercadão ou em casas de produtos naturais(paguei 17,00) tira as dores e ajuda a desenflamar.!Embutitidos nem pensar,nem bebidas alcoolicas,nem vinho,nem miúdos de animais,legumes da família das salonáceas também inflama bastante as juntas(batatinha beringela tomate pimentão e pimenta).A médica me deu Artrolive que eu pegava com desconto,(100,00) com uma indicação dela fiz o cartão na farmacia.Quando estive muito atacada eliminei a carne por 2 meses e tomei agua mineral ..íbirá..Tomei 4 galões de 20 litros.Orava constantimente na igreja para Deus dirigir o que eu deveria fazer.HOJE ESTOU BEM SEM REMÉDIOS A DOIS MESES, SEM REMÉdIOS SEM A ÀGUA TAMBÉM não abuso,como uma vez por dia um pedacinho pequeno de carne de ave ou peixe, como ovos cozidos ,cozinho sem óleo e ponho azeite ou oleo de linhaça no prato(o oleo de linhaça tem omega 3 que desenflama).Frituras NÃO,,,faço assado ou na frigideira anti aderente sem óleo,.Fica muito bom.! Como queijo fresco brilhante ou cotage cristina,Como de 5 a 8 frutas por dia.A lima da pércia ou lima de bico,é depurativa a melancia também, Pão só integral(com castanha do pará é gostoso)Arroz só integral com o vermelho misturado(coloco, alho, cebola, sal do himalaia, cenoura ralada e assafrão em pó fica molinho e gostoso).Pretendo voltar a tomar a água ibirá. Estou no facebook.Sonia baliero foto com mais duas pessoas ………….

  8. Maria

    Li todo texto e entendi que os laticinios permitidos são feitos a base de soja. Leite, queijo, iogurte, margarina de soja… Se estiver errada alguém me corrija.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

89 Flares Twitter 0 Facebook 85 Google+ 4 Pin It Share 0 LinkedIn 0 89 Flares ×